Um pouquinho de Budapeste e muita coisa gostosa

Chegamos em Budapeste no final do dia e fomos direto para o apartamento que havíamos alugado. Ficamos numa região bem central da cidade, cheio de restaurantes  e bares para todo o lado. Posso dizer que das 3 cidades que visitamos nestsa semana, Budapeste foi a que mais gostei. A cidade é muito viva, cheia de bares e restaurantes dos mais diversos tipos, sem contar todos os lugares lindos para visitar.

A primeira parada, claro foi para almoçar/jantar, escolhemos o Tuning Bar&Burguer e não arrependemos. O hambúrguer estava muito gostoso, carne ao ponto e bem servido. Fui de Ranch Burguer e limonada de lavanda. Aliás, Budapeste manda bem quando o assunto é limonada….todas que tomamos estavam deliciosas.

IMG-20160411-WA0001

IMG-20160411-WA0004

IMG-20160411-WA0011

IMG-20160411-WA0016

Saímos de lá fomos dar uma volta pela cidade a pé mesmo. Conhecemos a famosa Praça dos Heróis que fica numa ponta da Avenida Andrássy,  nela fica o Memorial do Milênio com estátuas dos líderes das sete tribos que fundaram a Hungria no século IX e outras personalidades da história Húngara. A construção do memorial teve início na celebração dos mil anos do país (em 1896) e só terminou em 1929.

Seguindo o passeio passamos no Castelo Vajdahunyad , construído em 1896 e localizado no parque  Városliget ele abriga o Museu da Agricultura. Assim como muitos dos outros grandes prédios de Budapeste, ele foi construído para a Exposição do Milênio da Hungria de 1896.

No pátio do Castelo estava acontecendo uma Feira de Páscoa, mas chegamos já no finalzinho. Conseguimos pegar uma barraca de kürtöskalács aberta, pão doce típico da Hungria. A massa é enrolada em um cano de metal ou madeira e assada, depois polvilha-se açúcar e quando derrete salpica-se coco, canela, chocolate, amêndoas ou nozes, é muito gostoso, fresquinho então, não tem erro.

Mais doces típicos na feirinha: DSC_0844

Claro que não podíamos deixar de ir em um dos Bares de Ruínas mais famosos de Budapeste, o Szimpla Kert. O bar possui vários ambientes, super descolado, diferente e moderno, com vários bares de cervejas, drinks e vinhos. Há uma agenda de shows bem bacanas com bandas da região.

Sim, tinha uma moça vendendo cenouras no bar!! rsrsr

No dia seguinte fizemos um belo passeio pelo Castelo de Buda. O funicular estava fechado então subimos a pé, depois andamos pelas ruas vizinhas do Castelo, um passeio muito agradável.

Vista do alto do Castelo:

A chuva pegou a gente e o jeito foi achar um lugar para almoçar. Escolhemos o Regos,  restaurante de comida Húngara. Embora sempre me falavam que a comida húngara era horrível, eu achei bem boa. Bernard pediu um filé de porco empanado e recheado com presunto e cebolas, acompanhado de vegetais e cogumelos refogados e eu fui de bife de boi com molho de queijo e croquetes de batata. Ambos estavam uma delícia.

IMG-20160329-WA0002

IMG-20160329-WA0003

O dia continuou chuvoso, então seguimos para o Central Markt Hall, o mercado de Budapeste. Muitas barracas de temperos, pápricas (sabia que a Hungria é o maior consumidor deste tempero?), doces, carnes e comidas tipicas. O mercado é bem grande, o piso inferior contempla as barracas de comida e o superior barracas de artesanato, presentes e alguns restaurantes. Tudo muito organizado e limpo, se você, assim como eu, é fã de mercados não deixe de ir lá.

E esses doces, delícia:

Olha que graça as pápricas para presente:

A construção do mercado é linda…muito charmosa:

Terminamos o dia com um  passeio de barco no Danúbio de onde tivemos uma bela vista de vários pontos turísticos da cidade.

Castelo de Buda:

Parlamento:

Ficamos Hospedados bem pertinho do Gozsdu Udvaruma passarela muito charmosa a céu aberto repleta de bares e restaurantes agitados.

Jantamos no Spiler, restaurante localizado nesta rua. O ambiente bem moderno, boa música e cardápio bem variado, fui de noodles picante com carne e amendoim, coloca picante nisso, mas muito delicioso.

IMG-20160411-WA0012

Meu cunhado foi de Salmão com purê de legumes e chips de batata.

IMG-20160411-WA0017

Bernard foi de salada com filé….a carne estava ao ponto e bem saborosa.

De sobremesa pedimos o bolo esponja que nada mais era que um bolo molhadinho no pote, gostoso mas nada espetacular.

IMG-20160411-WA0018

No dia seguinte, começamos bem com um senhor café da manhã no Panificio il BasilicoCafé da manhã bem servido, pães fresquinhos e muito saborosos, um ótimo achado com bom preço. Repetimos ele no outro dia.

Croissant integral com geleia e manteiga:

Pão de azeitonas, rosca húngara e pão recheado com queijo e framboesas:

Frutas com iogurte e granola da casa:

IMG-20160411-WA0019

Ambiente acolhedor:

IMG-20160411-WA0023

IMG-20160411-WA0026

Tiramos a manhã para visitar Aquincum, a cidade de ruínas romanas. Só é possível entrar lá se não estiver chovendo ou chovido muito recentemente, demos sorte e pegamos ele aberto. O museu é legal, mas a visita se paga mesmo pelo passeio pelas ruínas.

Saindo de lá fizemos um lanche rápido na rua e seguimos para Gellert , um dos famosos banhos termais de Budapeste. Impossível ir na cidade e não passar por lá. Não tirei nenhuma foto, pois não queria ir para a piscina com uma máquina na mão, mas olha no site no link aqui em cima, tem várias fotos.  O lugar é lindo, as piscinas são quentinhas e água uma delícia, sua pele e cabelo saem de lá muito macio e sedosos. Adorei e super indico!!! Quem for sem roupa de banho lá eles alugam roupa, toalhas, chinelos e roupões.

Passamos na Gelarto Rosasorveteria bem charmosinha e famosa em Budapeste. O sorvete em si é bom, mas nada demais, o legal são as belas rosas que eles fazem com o sorvete, fica lindo!

A noite foi a comemoração do niver do Bernard, e ele escolheu o Divinoum bar de vinhos muito legal também na Gozsdu UdvarAdoramos o ambiente, super moderno, ótima comida e vinhos, bom atendimento e excelente música. Até conseguimos com o garçom a playlist que estava tocando, ele gravou para nós…muito amor!!

Entradinha….esta passata de tomates estava tão mara que repetimos….

IMG-20160411-WA0029

Bernard foi de bifão com saladinha.

IMG-20160411-WA0043

Minha sogra de costelas assadas, que foi de longe o melhor prato….muito bom!

IMG-20160411-WA0041

Fui de Frango com salada de agrião e gorgonzola.

IMG-20160411-WA0042

De sobremesa fomos de bolo esponja de laranja com chocolate que estava perfeito, molhadinho na medida. Adorei!

IMG-20160411-WA0045

Em Budapeste se come e bebe muito bem pagando pouco, a cidade é bem acessível, gostamos muito de lá e já queremos voltar.