Quase um parmegiana de beringela

Segunda queria fazer algo com uma berinjela que estava sobrando aqui, pensei logo em fazer frita, mas não queria mexer com óleo e sujar toda a cozinha. Queria ela empanada mas não tinha ovo (e estava chovendo para eu ter animo de sair de casa) e também não tinha farinha de rosca, nem de milho….ou seja, era hora de ir as compras. Foi ai que me lembrei de um pacote de panko (farinha usada na culinária japonesa feita de pão) e que era possível empanar sem ovo e ficar crocante sem óleo. Assim eu fiz essa quase parmegiana, super leve, light, a cara da segunda.

Primeiro passo é lavar e secar a berinjela e cortar em rodelas de certa de 0,5 cm.

Segundo passo é preparar uma mistura de 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo e 1/2 xícara (chá) de água, coloque uma pitada de sal para dar uma temperadinha. Essa quantidade dará para empanar uma berinjela grande. Passe as rodelas de berinjela nessa mistura e em seguida no panko.

DSC_0679

DSC_0680

Leve para assar em forma forrada com papel próprio para assar ou papel manteiga no forno pré aquecido a 200 graus por cerca de 20 minutos. Enquanto isso prepare o tomate.

Corte 4 tomates em cubos (se quiser pode tirar as sementes, eu deixo sempre pois gosto), 1 cebola média também em cubos. Leve na frigideira com um pouco de azeite para dar uma rápida refogada, tempere com sal e pimenta.

Tire as berinjelas do forno, neste momento elas estarão começando a dourar, coloque um pouco do tomate em cima, e um pedacinho de queijo ou queijo ralado. Eu usei emmental, mas poderia ser outro de sua preferência. Leve ao forno novamente até o queijo derreter e terminar de dourar.

DSC_0686

Sirva imediatamente acompanhado de uma saladinha ou arroz branquinho!

DSC_0693

Espero que gostem!! Até mais!!

🙂

Deixe uma resposta