Coxinha é de longe uma das comidinhas brasileiras que mais sinto falta. Não gosto de fazer fritura em casa, mas não teve jeito a vontade estava grande, que eu fiz. Deu tão certo, que semana passada fiz de novo para servir para os amigos. A massa que uso é a mesma para coxinha e bolinha de queijo
Para cerca de 30 salgadinhos tamanho médio iremos precisar de:
300 ml de leite
150 ml de água
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de manteiga de leite
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
Leve todos os ingredientes, menos a farinha, para ferver. Quando ferver, abaixe o fogo e adicione a farinha de uma só vez misturando bem até a massa ficar homogênea e cozida. Retire do fogo, espere esfriar por alguns minutos e sove a massa até ela ficar bem lisinha. Eu uso a batedeira com o gancho para massas. Dá super certo.
A massa ficando pronta é só rechear, passar no ovo e na farinha de rosca e fritar em óleo bem quente.
Recheio da coxinha
2 peitos de frango
3 dentes de alho
1 cebola ralada
sal, pimenta e cheiro verde picadinho
Cozinhe os peitos com um pouco de sal, espere esfriar e desfie bem. Em uma panela refogue com um pouco de azeite, os alhos e a cebola até ficarem dourados, adicione o frango desfiado, tempere a gosto. Se quiser, espere esfriar e adicione um pouco de catupiry para deixar o recheio bem cremoso. Eu gosto assim, pena que aqui não tem catupiry.
Para fazer as bolinhas de queijo corto o queijo em cubos, pode ser queijo minas, muçarela, gouda, o que preferir e envolto o pedaço de queijo na massa, empano e frito.
Não estava com a máquina quando fritei as coxinhas, logo vai do celular mesmo: