Por aqui bateu um friozinho e com isso veio a vontade de comer os pratos alemãs que eu comia na minha época de Stuttgart. Certamente teremos mais post com esse tema, já que as comidinhas de lá combinam muito com o clima mais fresco.
Schupfnudeln é uma massa muito tradicional da região que eu morava, Sul da Alemanha, parecida com um nhoque, ela normalmente é servida com molho de cogumelos ou repolho e bacon. Turbinei a minha receita com um pouco de carne, mas fica muito bom sem também.
Para 4 porções generosas iremos precisar de:
Massa:
500 g de batata cozida
250 g de farinha de trigo
1 ovo
Sal
2 colheres (sopa) de manteiga
Molho:
2 colheres (sopa) de azeite
200 g de cogumelos paris frescos e fatiados
200 g de carne em tirinhas (usei baby beef)
1 cebola média
1 dente de alho
1 colher (chá) de farinha de trigo
300 ml de creme de leite
Salsinha a gosto
Cozinhe a batata e esprema no espremedor ou com o garfo, importante que ela fica bem espremida. Espere a batata esfriar e adicione a farinha, ovo e uma pitada de sal. Amasse bem até que ela fique como na foto abaixo. Uma massa firme e fácil de enrola.
Com as mãos, faça pequenas salsichas com a massa com cerca de 6 cm de comprimento, como na foto abaixo. Enfarinhe a superfície que irá colocar elas para não grudar.
Coloque uma panela grande com água para ferver. Salgue a água. Enquanto ferve prepare o molho.
Em uma panela aqueça o azeite e refogue a carne, tempere com sal e pimenta. Adicione os cogumelos e refogue até tudo ficar dourado. Adicione a farinha, misture e por fim o creme de leite, deixe o molho engrossar, ajuste os temperos e pronto. Reserve.
Quando a água ferver, adicione toda a massa e assim que eles subirem, abaixo o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos. Retire da água e escorra.
Em uma frigideira, aqueça a manteiga e doure a massa. Ela deve ficar bem douradinha e crocante.
Por fim sirva a massa com o molho e pronto. Se seu molho estiver muito grosso use um pouco da água do cozimento para voltar ele para a textura perfeita.
Sério gente, é muito bom! Façam em casa e depois me contem!
Ah, se não quiserem fazer com a carne substitua por mais cogumelos.