A receita de hoje é ideal para variar o cardápio da semana sem muito esforço. Esse risoto de beterraba fica uma coisa de gostoso. O sabor suave da beterraba casa bem com o forte gorgonzola. Só o risoto de prato principal já será sucesso, não precisa de mais nada.
Para duas porções iremos utilizar:
3 beterrabas médias cortadas em quatro
2 folhas de louro
1/2 talo de salsão
1 cebola roxa
1 litro de água
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
1 cebola pequena picada em cubos
2 colheres (sopa) de azeite
100 ml de vinho seco de preferência o tinto
1 colher (sopa) de manteiga
50 g de gorgonzola picadinho
Comece preparando o caldo. Leve as beterrabas, louro, salsão e cebola para ferver na água. Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos, ou até que as beterrabas estejam macias.
Filtre o caldo e reserve. Separe duas beterrabas e corte em cubinhos. A outra você pode usar depois em outra receita.
Em uma panela, refogue a cebola pequena com o azeite e uma pitada de sal. Quando a cebola murchar adicione o arroz. Misture bem e adicione o vinho. O vinho tinto vai dar mais cor e sabor ao prato, mas se só tiver o branco, tudo bem. Dessa vez fiz com o branco, e ele ficou mais clarinho. Quando o vinho secar adicione parte do caldo, e em fogo baixo mexa bem e vá cozinhando o arroz. Adicione mais caldo e sempre mexendo para seu risoto ficar bem cremoso. Coloque o caldo até o risoto ficar no ponto. Adicione o gorgonzola, as beterrabas em cubinhos, a manteiga e ajuste o sal e pimenta.
Sirva me seguida bem quentinho.
Até a próxima!! 🙂