Chegamos em Metz bem tarde e fomos direto para o hotel, fomos conhecer a cidade apenas no outro dia cedo. Metz fica na região nordeste da França e é a capital da região da Lorraine. Uma cidade encantadora, valeu demais conhecer um pouquinho dela.
Primeira parada foi a Catedral Saint-Étienne de Metz. Construída na século XIV, a catedral gótica é uma das mais altas da França, com 42 metros de altura, e ainda possui 6.500 metros quadrados de vitrais.
Bem em frente a Catedral encontramos a Patisserie Jean, paramos para comprar uma baguete fresquinha e mais tarde voltamos para um café com docinhos.
Amo demais essas mini tortinhas francesas, são perfeitas demais e muito saborosas.
Fui de mil folhas e o B de tortinha de chocolate com suspiro. Tudo muito gostoso e fresquinho.
Seguimos o passeio e aleatoriamente passamos em frente à Aux Merveilleux – de Fred, casa especializada em Merveilleux, um doce tradicional por lá que consiste em merengue recheado com creme. Há vários sabores, e embora pareça enjoativo te asseguro que não é não, super leve e muito saboroso.
Feitos na hora, tudo muito fresquinho do jeito que gosto. Não deixem de provar, uma delícia!
Próxima parada: Porte de Allemands (Porta dos Alemães) imponente muralha medieval (séculos XIII ao XVI). No domingo estava acontecendo um mercado de pulgas, com muita coisa interessante.
Seguimos para o Pompidou – Metz, a primeira descentralização do Pompidou de Paris, este museu é lindo por dentro e por fora. O centro Pompidou-Metz foi criado por Shigeru Ban e Jean de Gastines, ao lado de Philip Gumuchdjian Architects. Ao longo do ano acontecem diversos eventos e exposições de arte moderna e contemporânea de artistas renomados.
Le Temple Neuf, um dos cartões postais da cidade. Embora tenha sido construído no século XX tem uma aparência medieval. Construído para a comunidade civil, o templo é lugar de culto e algumas manifestações culturais. A entrada é livre.
A noite fomos jantar no L’Assiette au Bouef, e escolhemos o carro chefe da casa: entrecôte com molho especial, fritas e de entrada uma saladinha de folhas e nozes. As fritas e o molho são servidos a sua vontade, tudo fresquinho. A carne estava muito saborosa, foi um belo jantar. Atendimento excelente, ambiente descontraído, e se for em dias quentes dá para sentar do lado de fora com uma vista linda para o La Temple Neuf.
De sobremesa pedimos uma torta de chocolate e caramelo, bem gostosa!
E assim encerramos nossa passada por Metz, uma pena ter sido domingo… A cidade estava muito vazia e com muita coisa fechada, mas ainda assim deu para aproveitar bem.