Sou o tipo de pessoa que vive de olho no calendário, sempre vigiando o próximo feriado para dar aquela escapada. Raro eu passar batido, mas recentemente aconteceu. Descobri que seria feriado no comecinho de outubro já bem em cima da hora. Como já estava tudo pela hora da morte, tivemos que rebolar para bolar uma viagem legal. No final deu tudo certo, fechamos um roteiro bem ligeiro e muito bacana. Saímos de Stuttgart no sábado cedo, passamos o dia em Luxemburgo, domingo em Metz e segunda em Nancy. As três cidades são lindas e cheia de coisas para ver e fazer. Claro que foi pouco tempo, mas foi bom para conhecer e deixar aquela vontade de voltar.
Chegamos na cidade de Luxemburgo, capital e maior cidade do Grão Ducado de Luxemburgo, estava frio e chuvoso, logo fomos procurar um lugar para uma bebida quente. Já havia lido sobre a Chocolate House, de Nathalie Bonn, famosa pela suas lindas criações. Fomos lá e não arrependemos, ao contrário, voltamos no final do dia para mais um docinho. A casa é linda, muito aconchegante, e o serviço é ligeiro.
Um dos carros chefes da casa é o Hot Chocolate Spoon, uma colher com um bloco de chocolate que é servido com uma caneca de leite quente para fazer o chocolate quente. Há vários sabores, eu fui de chocolate amargo com conhaque e estava maravilhoso. Para acompanhar pedimos uma fatia de torta. Experimentamos dois sabores: mousse de chocolate e chocolate com caramelo, molhadinhas, doce sem ser enjoativamente doce e muito bem servidas. Os preços são ótimos levando em conta que Luxemburgo é uma cidade cara, cada fatia sai na casa dos 4 euros. Além dos bolos a casa tem café da manhã, alguns pratos salgados e muitos bombons e trufas…..uma tentação.
Vejam a quantidade de sabores para as colheres de chocolate:
A chuva parou e seguimos o passeio. Fomos conhecer a Catedral de Notre Dame de Luxemburgo, linda e imponente.
Catedral com traços góticos e belos vitrais:
Em frente à Catedral ficam as Casemates de La Pétrusse, com uma vista linda para a cidade, o Viaduc e a Adolphe Bridge.
Edifício Phillarmonie de Luxemburgo, construção moderna situada no Planalto de Kirchberg, cerca de 10 minutos de ônibus do centro histórico.
Ainda em Kirchberg visitamos o forte Drai Eechelen e seu belo parque. Lá também fica o MUDAM (Museu de Arte Moderna).
O palácio de Grand-Ducal, em frente à Chocolate House:
Fizemos um passeio pelas Casemates du Bock, pertencentes à lista de patrimônios mundiais da Unesco, com tuneis que remetem à fundação da cidade, já serviram de forte e hoje são abertas ao público:
Saindo das Casemates paramos para um almoço/janta no Independent Café, com menu bem variado e bons preços, fomos de hambúrguer e estava uma delícia. Super indico, bom atendimento, carne muito saborosa e bons preços para a cidade, um achado.
Foi assim, nosso dia em Luxemburgo. Ficou muita coisa para trás, mas deu para aproveitar bem. A cidade é linda e vale muito a visita!!!
Até a próxima!!