No início do mês minha mãe veio passar alguns dias aqui comigo e aproveitamos para fazer alguns passeios. Roma foi um dos destinos e com certeza um dos favoritos. A cidade é encantadora, muito fácil de se locomover, sem contar a quantidade de delícias, sério, nem de longe experimentei tudo que gostaria.
Passamos apenas dois dias, um para conhecer a cidade do Vaticano e outro para dar uma volta pela cidade.
Para quem deseja conhecer o Museu do Vaticano vale muito a pena comprar os ingressos antecipados no site, assim não se perde tempo na fila. O museu é lindo, absolutamente belo e ainda é possível conhecer a Capela Sistina, mesmo para quem não é uma pessoa religiosa, o passeio em si é enriquecedor.
Saímos do museu com muita fome e resolvemos comer por ali mesmo. Encontramos a Alice Pizza, uma rede que vende pizzas em pedaços. Há diversos sabores, cada um melhor que o outro, como a loja é muito movimentada as pizzas estão sempre frescas. São vendidas por quilo, você escolhe o tamanho e eles pesam, o preço é na médio de 1,69 euros por 100 g de pizza.
No final da tarde fomos conhecer a Basílica de São Pedro, a fila é gigante mas anda super rápido, ficamos apenas 20 minutinhos e já entramos.
No dia seguinte saímos do hotel cedinho pois tínhamos a missão entrar no Coliseu. Não compramos os ingressos antes, então estava um pouco tensa com relação a fila, mas foi sucesso, chegamos por volta das 9 horas e pegamos a fila ainda bem pequena. O ingresso do Coliseu te garante a entrada ao Fórum Romano sem filas e vice e versa. Muitos indicam ir primeiro ao Fórum Romano e depois Coliseu.
Estar dentro do Coliseu e poder caminhar em um local com tanta história imaginando como era tudo aqui na época da Roma Antiga é fantástico. Como ainda era cedo, não tinha tantos turistas deu para aproveitar bem. Saindo de lá fomos ao Fórum Romano conhecer as ruínas do maior centro comercial da Roma Imperial. O lugar é lindo, bem grande, embora seja uma visita bem cansativa ainda mais debaixo de um sol forte, vale muito a pena perder algumas horas descobrindo um pouco da história do local.
Almoçamos em um restaurante bem legal próximo ao Coliseu o La Base, seu cardápio é rico em opções e o preço bem amigo. Ponto fraco para o atendimento que era bem lento, havia apenas duas pessoas atendendo no horário de pico. Como estávamos descansando pós passeio, não me incomodei tanto. A música era muito boa, o que ajudou na espera.
De entrada pedimos um arancini e um croquete de batata, ambos bem saborosos, mas preferi o croquete. Delícia!
Fui de risoto de aspargos com abobrinha e mamis de nhoque de batatas com molho de tomates e manjericão. Os pratos eram bem servidos e tudo fresquinho. Voltaria lá fácil fácil.
Seguimos o passeio pelo centro histórico de Roma, o dia estava quente e pedia um gelato italiano legítimo. Paramos na Gelateria Don Nino, bem próxima ao Fontana de Trevi. Que delícia de sorvete! Terminamos o passeio no Pantheon e já voltamos para o hotel. A noite queria conhecer o bairro boêmio Trastevere.
Um pena ter deixado para última noite a ida à Trastevere, pensa num lugar charmoso, várias ruelas cheias de restaurantes, uma mais animado que o outro, alguns com música rolando e o pessoal dançando tarantela. E o cheiro, pensa a dificuldade que foi escolher um lugar para jantar. Depois de uma caminhada decidimos parar no Osteria Pizzeria da Otello. O atendimento foi excelente, funcionários de muito bom humor, ponto positivo. Pedi um saltimbocca alla romana e mamis um pizza marguerita. O saltimbocca estava muito saboroso mas para meu paladar muito gorduroso, já a pizza estava deliciosa.
Terminamos o jantar e quem disse que queríamos ir embora, ainda era cedo e paramos para um drink em outro bar.O bairro é de fato muito charmoso, não tem como ir a Roma e não passar por lá.
Bom, foi isso minha passada rápida por Roma, espero voltar em breve!!
Post relacionado: