Quando viemos morar na Europa já tínhamos em mente conhecer a Itália, mas precisamente uma viagem à Toscana, na verdade era o único destino certo. E então chegou a hora dele. A princípio seria uma semana somente na Toscana, mas começamos a organizar o roteiro e pensamos porquê não passar em Cinque Terre já que é caminho, porquê não passar em Roma já que todos os caminhos levam a Roma, e por fim porquê não conhecer Perúgia, onde estava rolando um festival de jazz bem legal. E acabou que sem resposta para os porquês fechamos um roteiro de 9 dias no qual iriamos conhecer um pedacinho da Itália de carro. Foram 2600 km rodados, 8 noites e 14 cidades visitadas. Foi corrido, poderíamos e gostaríamos de ter ficado mais tempo em alguns lugares, mas valeu, foi mara e já sabemos que será necessário voltar…..como se eu não tivesse gostado dessa ideia.
Vou contar aqui um pouquinho do que foi a experiência, cidades que visitamos, locais que gostei de comer e algumas dicas. Irei fazer como um diário mesmo, baseado na nossa experiência.
Nossa primeira parada era La Spezia para conhecer Cinque Terre, o pequeno trecho de terra acidentada da Riviera Ligure, conhecido pelas suas trilhas, casinhas coloridas e todo seu charme. Tentei ficar hospedada em alguma das 5 Terres porém como estávamos de carro, foi mais fácil conseguir um hotel em La Spezia deixar o carro por lá e pegar o trem para as Terres. O acesso até elas de carro não é fácil, então essa foi a melhor opção.
Chegamos na cidade já a noite, saímos para dar uma volta e comer algo. A cidade tem seu charme, estava bem cheia de turistas e havia muitas opções de restaurantes e lanchonetes. Tentamos alguns restaurantes mas tudo já cheio, a fome era grande então morremos numa lanchonete para comer um Panini recheado. Demos uma volta pela cidade, conhecemos o porto, tomamos um sorvete e uma granita e partiu hotel pois o dia seguinte seria longo.
Acordamos cedo, compramos o ticket de trem e fomos conhecer as Terres. Para quem quer conhecer várias Terres no mesmo dia, o que é super possível, tem o Cinque Terre Card Train custa 16 euros e dá para usar o dia todo, as terres ficam bem próximas uma das outras, o tempo de viagem é bem curto. Compensa usar o cartão. Ele é válido apenas para o dia e não por 24 horas após a validação. Há também a opção de fazer o caminho entre as terres andando, são 12 km de trilhas que conectam as terres, porém estava quente demais para isso e alguns caminhos estavam fechados. E se preferir e tiver mais tempo, o caminho também pode ser feito de barco e com certeza deve ser lindo.
Como não queríamos ficar no pinga pinga focamos em conhecer 3 Terres: Vernazza, Manarola e Riomaggiore. A melhor para nadar dizem ser a Monterosso pois há uma praia de pedrinhas, mas não fomos nela.
Chegamos em Vernazza bem cedo, estava quase tudo fechado. Assim como as outras terres ela tem seu ar pitoresco porém muito charmoso. Casinhas pequenas e coloridas, alguns cafés e restaurantes, e uma vista linda. Demos uma volta pela cidade, não animei nadar, ainda era bem cedo e a água estava gelada por demais.
Pegamos o trem novamente para conhecer Manarola, uma das terres mais famosas e de onde são feitas as fotos clássicas de Cinque Terre. Achei ela uma graça, dá para nadar e a água é bem boa. Muitas lojinhas de lembrancinhas, presentes e produtos típicos, não deixe de experimentar o pesto e o limoncello produzidos por lá.
Paradinha para um pedaço de focaccia fresquinha na rua central da cidade.
Local para nadar.
Por fim paramos em Riomaggiore, adorei essa Terre também, maior e com mais restaurantes e lojas, paramos para tomar uma taça do vinho da região que é muito bom.
Algumas pessoas subiam nesta pedra para pular na água.
Lojas perfumadas de ervas e sabonetes da região.
Foi isso nossa breve passada pelas Terres, elas são lindas, tem seu charme. Dizem que a noite também é muito bom, mas essa ficou para uma próxima vez, quem sabe. Acredito que duas noites seja mais que suficiente para conhecer bem por lá.
No próximo post contarei um pouco de Lucca e Pisa.
Até breve!!
🙂
Posts Relacionados:
Montepulciano – Pienza – Montalcino
San Gimignano
Florença