Toscana – Montepulciano, Pienza e Montalcino

Acordamos e seguimos para Montepulciano, a cidade medieval que fica no alto de uma colina e de onde é possível ver Montalcino. Muito charmosa e repleta de belas paisagens, é possível conhecer a cidade em algumas horas, ela é bem pequena, cerca de 14 mil habitantes. Muitas lojas de bons vinhos com degustações, restaurantes deliciosos, lojas de produtos da região e muita construção linda, com certeza valeu colocar a cidade no roteiro. Gostamos muito!

DSC_0308

Palazzo Comunale:

DSC_0315

Havia pesquisado dois restaurantes para comer lá a tão famosa bisteca fiorentina, só não sabia eu que em julho estariam fechados para férias. Aliás, muitos restaurantes estavam fechados. Mas tivemos sorte e achamos o Osteria Del Borgo , ambiente maravilhoso, com uma vista linda. Pedimos os pratos da estação, ambos com trufas negras. Fui de massa fresca com trufas que estava absolutamente perfeita, nunca havia comido uma massa tão saborosa e B foi de bisteca com trufas. Ambos deliciosos. Atendimento mara, preços acessíveis, bom vinho, tudo certo.

DSC_0316

DSC_0320

DSC_0321

Lojinhas charmosas de massas:

DSC_0328

Degustação de vinhos top na Cantina Ercolaniseus vinhos são produzidos em Montepulciano e vendidos apenas na região. Muito bons, e os vendedores muito atenciosos.

DSC_0329

DSC_0331

Saímos de lá para Montalcino , onde passaríamos a noite. No caminho tem Pienza, a cidade famosa pela produção de pecorino. Paramos lá para conhecer a cidade. Muito pequena, com cerca de 2 mil habitantes, há apenas uma rua principal na cidade e um cheiro forte de pecorino para todo lado. Muitas lojas com inúmeras variações do queijo que é o astro da cidade. A passada foi rápida, mais até do que queria, mas o calor estava de mais. Seu centro histórico é Patrimônio Mundial da UNESCO pela sua relevância arquitetônica.

DSC_0335

Vista maravilhosa dos campos da Toscana:

DSC_0339

Muralha de Pienza:

DSC_0343

Palazzo Vescovile:

DSC_0348

E por fim terminamos o dia em Montalcino, cidade conhecidas pelo famoso vinho Brunello. É lá que são produzidas as uvas Sangiovese  com as quais são feitas os vinhos da região. A cidade, embora bem pequenina, tem seu charme e muita, mas muitas casas e bares de vinhos. Impossível ir lá e não beber pelo menos uma taça. É possível parar o carro nos arredores da cidade e caminhar para conhecer ela, o que é bem fácil.

Piazza del Popolo:

DSC_0371

Ruas charmosas:

DSC_0378

Fortezza di Montalcino, fechada pois estavam organizando para um festival de jazz que iria começar no dia seguinte.

DSC_0390

Para a janta fomos no Il Grifo, uma pizzaria bem avaliada por lá e frequentada por locais, com preço muito bom, local bem simples e uma pizza deliciosa.  B foi de pizza “Il Grifo” e eu de pizza de muçarela de búfala, tomates e salada, tentando pegar leve depois da comilança do almoço.

DSC_0384

DSC_0385

No final da noite paramos em um dos poucos bares que ainda estavam abertos para tomar um vinho. Eram 22 h e já quase não havia ninguém nas ruas, então se for por lá se programe bem, pois tudo fecha cedo.

É super tranquilo visitar as 3 cidades em um único dia, como os dias de verão ficam claros até cerca das 21 h dá para aproveitar bem. No dia seguinte seguimos para Roma, depois Perugia e por fim de volta à Toscana para conhecer Florença.

Só de escrever e rever as fotos já quero voltar e ficar mais tempo!

Até a próxima!!

Posts relacionados:

Florença

Sam Gimignano

Lucca – Pisa

Cinque Terre

Deixe uma resposta