Chegamos em Split, a maior cidade da Dalmácia, no final da tarde e já corremos para o Hotel. Ficamos em um Guest Room bem próximo ao centro histórico, que é a parte mais linda da cidade, onde fica o Palácio de Diocleciano, considerado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.
O Palácio é uma das construções mais bem conservadas da Antiguidade Tardia, possui uma residência, um templo e um mausóleo, todos abertos para visitação. Vale a visita tanto durante o dia quanto a noite, no qual ele é bem iluminado e muito charmoso. Ao redor de todo o palácio há diversas lojas, restaurantes e bodegas, sendo lá o principal ponto da cidade.
Para quem é fã, neste Palácio foram gravadas algumas cenas do Game Of Thrones.
Na primeira noite jantamos na Pizzaria Braka, que foi indicada pelo dono do hotel, o local é mega simples mas a pizza estava deliciosa, só lembrei de fotografar já no final (fotinha do celular).
O plano era ir em um dos famoso Pub Crawl, pensamos que seria legal conhecer vários bares da cidade com vários drinks inclusos, mas não. Foi a maior pegadinha da viagem. O Pub Crawl se resumia a dois bares, sendo um apenas um espaço fechado, quente, onde serviam drinks muito mal feitos e o outro uma balada. Abortamos a missão e fomos dar uma volta na cidade. Há alguns bares na orla com DJ e galera bem animada, a entrada na maioria deles é liberada. Fomos no Caffe Bar Inbox e estava bem animado.
No dia seguinte fomos até Omis, uma cidadezinha próxima. Para chegar lá pegamos um coletivo e em cerca de 40 minutos chegamos ao destino, durante a viagem passamos por várias praias de Split, todas bem lindas, diferentes da praia do centro da cidade, que é muito cheia e suja.
A cidade é conhecida pelos piratas que ali habitaram e construíram duas fortalezas usadas para supervisionar o tráfego marítimo de Brac. A praia é uma delícia, bem calma e limpinha, não resistimos e compramos uma boia….muito bom ficar boiando e ver os peixinhos passar em baixo do seus pés.
Vista do Forte:
Voltamos para Split e fomos jantar no Bokeria, restaurante que descobrimos pelo TripAdvisor e sem dúvida foi o melhor de toda a viagem. Para começar o lugar é lindo, muito charmoso, música ótima e o atendimento sem comentários, excelente.
Olha que legal essa parede de Aperol:
Pedimos um vinho branco da região, que inclusive tem vinhos deliciosos. De entrada pedimos o Bombolini, um bolinho muito gostoso e cremoso de batata com pedacinhos de presunto defumado e casquinha de nozes. A porção vem com 3 bolinhos, mas claro que só lembrei da foto depois do ataque.
Bernard pediu um nhoque com pesto de pistache, que esteva divino, o nhoque era muito levinho e o molho muito saboroso.
Eu pedi uma salada de polvo com batatas, um dos pratos mais pedidos por lá, a salada é muito refrescante e o polvo estava no ponto certinho.
Claro que não resistimos e pedimos uma torta de chocolate e avelãs de sobremesa.
Após pagar a conta recebemos um licor de mel de cortesia, foi de fato um ótimo final de noite. Super indico este lugar!!
No dia seguinte iriamos a Dubrovnik, mas abortamos a missão. A estrada estava cheia por ser férias e ainda pelo festival de música eletrônica que estava rolando, a previsão era cerca de 4 horas no trânsito para chegar lá. Logo desistimos da ideia, uma boa desculpa para voltar. Aproveitamos o dia para conhecer Trogir e a praia Okrug Gornji.
O centro histórico de Togir também é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e ela é uma das cidades mais antigas da Croácia.
Praça do Relógio:
Castelo Kamerlengo,:
Praia Okrug Gornji, uma das melhores praias.
Voltamos para Split para nossa última noite, jantamos no Chops Grill, restaurante muito aconchegante e agradável.
Bernard pediu um atum grelhado e eu um monkfish (tamboril) com molho de trufas, de acompanhamento batatas assadas com bacon e acelga refogada. Estava tudo muito delicioso como sempre. Posso afirmar que não tivemos uma experiência gastronômica ruim, o pessoal lá sabe comer e servir bem. Tudo sempre muito fresco e muito gostoso, e o melhor de tudo: bons preços comparados a pratos equivalentes no Brasil.
Terminamos a noite no La Bodega, um bar de vinhos bem charmoso com boa música.
Bom foi isso, nossa passada pela costa da Croácia foi com certeza uma das melhores viagens que já fizemos. Uma vez um amigo me disse que a vida é muito curta para repetir destinos, mas esse vale o repeteco, espero voltar em breve!!
Posts Relacionados: