Rothenburg ob der Tauber

Semana passada visitamos Rothenburg ob der Tauber, uma cidade medieval muito bem conservada na Bavaria. Ela é cercada por uma muralha de 3 km de extensão e andar por lá é uma volta ao tempo. Construções antigas, igrejas, praças, todo canto remete ao passado.

A cidade pertence a Rota Romântica, e dizem ser a cidade mais bela da rota, ainda não conheci as outras, mas que ela é linda isso é. Walt Disney se inspirou nela para criar o cenário da vila de Gepeto, do histórico desenho de Pinóquio.

Em 1631, durante a  Guerra dos Trinta Anos, a cidade que era protestante foi tomada por tropas católicas. Os conselheiros da cidade tentaram conversar com os inimigos, porém foram desafiados pelo oficial das tropa católicas, que disse que se um dos conselheiros da cidade tomasse em um gole só um copo de vinho de 3,25 litros a cidade seria poupada da destruição. A tropa católica queria incendiar a cidade. O prefeito apresentou-se e conseguiu esvaziar o copo em um só gole. O comandante então deixou a cidade intacta. Verdade ou não essa lenda é famosa por lá, e todos dizem tomar vinho sempre para salvar a cidade.

Construção típica – casinhas em enxaimel:


DSC_0055

Marktplatz onde fica uma das construções mais importantes da cidade, a Ratstrinkstube, uma taverna do conselho regional com um relógio que foi instalado em 1683. Desde 1910, a cada hora cheia, bate para lembrar o episódio da lenda do vinho.

DSC_0063

DSC_0074

Os muro que cercam a cidade foram construídos por volta do século 13 e destruídos durante a Segunda Guerra, porém reconstruídos. Nas paredes é possível ver os nomes de todos aqueles que financiaram a reconstrução do muro.

DSC_0110

DSC_0053

A cidade é repleta de  casas antigas, lojas de brinquedos, lojas natalinas (sim, lá é Natal o ano todo, cada loja mais linda que a outra), restaurantes, pequenos hotéis e confeitarias. O doce mais conhecido da região é o  schneeballen. Ele é feito com um pedaço de massa toda cortada em tiras, coloca-se em uma forma redonda com alguns furos e frita. Depois de frito pode ser passado no açúcar, canela, chocolate e outras diversas opções de cobertura. Já havia experimentado, acho eles mais lindos que gostosos, mas vale experimentar, claro!!

DSC_0069

A forma usada para fritar a massa:

DSC_0071

Para completar o passeio almoçamos um joelho de porco, prato bem tradicional por lá e posso dizer que foi um dos melhores que já comi por aqui.


DSC_0089

Super indico Rothenburg ob der Tauber para quem estiver passando pelo Sul da Alemanha, um  lugar lindo para passar um dia muito agradável!

Até a próxima parada!

🙂

Deixe uma resposta