Perúgia – Chocolate e Jazz

Perúgia é a capital da Úmbria, bem no meio da Itália, uma cidade bem antiga a que estima-se der sido fundada no século IV a.C. pelos etruscos (um aglomerado de povos que viveu na Itália antiga). O caminho para chegar de Roma até lá já nos adiantava que seria uma boa surpresa. Muito verde, um caminho lindo. Chegamos em Perúgia e já tínhamos certeza que seria necessário voltar para conhecer melhor a cidade, já que nossa visita foi focada na fábrica de chocolate e no festival de Jazz.

Chegamos e já fomos direto para Perugina, fábrica de chocolates fundada em 1907 por Giovanni Buitoni. Mundialmente conhecida pelo bombom “Bacio” (beijo), seu chocolate é de alta qualidade e muito saboroso. O Bacio foi criado  em 1922 graças à Luisa Spagnoli, esposa de Giovanni, que buscava uma maneira de utilizar as avelãs derivadas do processo de fabricação de outros produtos da fábrica. Por sua forma arredondada e desigual, inicialmente foi chamado de “Cazzotto” (murro, em português), mas Giovanni Bruni, pensou que seria mais agradável para o consumidor presentear com um beijo ao invés de um murro, e, portanto mudou o nome. Atualmente a Perugina pertence à Nestlé, que foi a responsável pela distribuição do Bacio, produzido unicamente nesta fábrica, em inúmeros países.

A intenção era visitar a fábrica e fazer um curso, mas infelizmente na data que fomos não tinha cursos disponíveis, mas ficamos para a visita. A visita começa com um filme contando um pouco sobre a história e produtos da marca. Em seguida conhecemos o museu,  e por fim a visita na fábrica. Adoro visitar fábricas e ver todo o processo de produção em massa. A visita é bem legal, feita em um corredor no alto da fábrica e infelizmente não se pode fotografar nada. Depois da visita é hora da degustação, que por sinal é muito bem servida. Em seguida passamos na loja, onde há vários produtos com preços mais acessíveis que nos mercados.

A visita dura cerca de 1 hora, a guia tinha muito conhecimento sobre a marca e sua produção, mas infelizmente o grupo era muito grande e estava um pouco barulhento. Mas ainda assim foi um passeio muito legal. Se você assim como eu é fã demais, não deixe de ir se estiver por lá.

DSC_0624

DSC_0625

Muitos Bacios para a degustação:


DSC_0637

Mesa de degustação:


DSC_0640

Replica do Bacio gigante que conquistou o record Guinness de maior chocolate do mundo:

DSC_0632

Museu:

DSC_0642

Loja:

DSC_0656

Depois de toda essa comilança nos arrumamos e fomos para o Umbria JazzO festival estava acontecendo em vários pontos da cidade, com vários nomes do jazz mundial. Para quem gosta vale muito, grande parte dos shows são abertos ao público e estava tudo bem tranquilo, cheio na medida. Os shows acontecem em dois palcos principais na cidade, para a parte gratuita, com nomes locais e com alguns dos cards principais. No nosso caso fomos assistir a “Sammy Miller and the Congregation” e “Fred Wesley and The New JB’s”. Para quem quiser estender, vários teatros, bares e casas de shows pela cidade sediam (essa parte não é gratuita) shows  durante toda a semana.

DSC_0678

DSC_0697

DSC_0707

Não fomos em nenhum restaurante nesse dia, comemos no festival mesmo. E, finalmente experimentei a porcheta, esse porco assado servido no pão. A casquinha é bem crocante e a carne macia, gostei!

DSC_0671

Vista da cidade:

DSC_0690

DSC_0684

DSC_0677
DSC_0663

DSC_0668

Foi uma passada muito rápida, mas com certeza iremos voltar assim que possível, a cidade é linda e merece ser explorada.

Até a próxima!!

Posts Relacionados:

Delícias em Roma

Roma

Deixe uma resposta