Passamos apenas um dia em Florença, já no caminho de volta para casa. Sabíamos que um dia seria muito pouco, mas ainda assim fomos lá e não arrependemos. A maior cidade da Toscana, berço do Renascimento, cidade natal de Dante Alighieri, respira arte e é de fato uma cidade maravilhosa. Considerada uma das mais belas cidades do mundo, há muitos museus, galerias e programas bacanas. Como tínhamos pouco tempo, nos perdemos pelas ruas da cidade e deixamos os passeios para a próxima visita.
Ponto alto da cidade é a Catedral de Veneza (Basílica di Santa Maria del Fiore), de perder o folego de tão grandiosa. Para visitar há longas filas, mas com certeza vale muito a pena.
A Piazza del Duomo, praça onde fica a catedral é uma das mais visitadas do mundo. Lá também fica o Batistério de São João, um dos edifícios mais antigos de Florença.
Florença é também muito famosa pela sua “bisteca alla fiorentina”, um senhor corte de carne, muito saboroso. Queríamos algo bem tradicional então fomos na Trattoria Mario. Restaurante familiar, mega simples, mesas compartilhadas e o cardápio fica colado no balcão. Não fazem reserva, mas você chega, dá seu nome e espera. Esperamos 45 minutos, que foi exatamente o tempo informado. Sentamos numa mesa com outro casal e pedimos a bisteca. O garçom nos sugeriu um quilo de carne, falamos que era muito, e ele insistiu. De fato não era, comemos tudo. Não pedimos acompanhamento, mas há opções de saladas e massas. O quilo da bisteca é 35 euros e compensa cada centavo pago, a carne estava muito boa.
Muito bom isso:
Enquanto esperávamos fomos tomar uma granita na Le Botteghe di Leonardo, que fica bem próxima a Tarttoria. Granita é uma mistura semicongelada de fruta, água e açúcar que fica melhor ainda quando é feito com fruta de verdade. Muito fácil de encontrar por lá é uma ótima pedida para dias quentes.
Depois do almoço seguimos pela cidade, conhecendo vários cantinhos charmosos.
Paradinha na ponte Vechio:
Palácio Vecchio na Piazza della Signoria:
E para finalizar o dia pausa para o último gelato da viagem: La Strega Nocciola. Gelato no capricho do jeito que gostamos.
E assim acabou nossa viagem pela Toscana, deixando um gostinho de quero mais e a certeza de que voltaremos muitas vezes ainda!
Até a próxima!!
🙂
Posts relacionados:
Montepulciano – Pienza – Montalcino
Sam Gimignano
Lucca – Pisa