Depois de uma longa temporada sem post por aqui, o blog volta das férias com um monte de receitas e posts de viagens.
A receita de hoje é super adequada para a quaresma, mas claro que podemos fazer o ano todo. É um bacalhau assado com batatas super prático e o melhor de tudo econômico. Como o filé do bacalhau esta pela hora da morte, usei aquelas iscas que achamos fácil em qualquer mercado. A receita abaixo serve 5 pessoas com folga. Iremos precisar de:
600 g de iscas de bacalhau (ou peixe salgado tipo bacalhau)
500 g de batata cortadas em rodelas de aproximadamente 1,5 cm de espessura
2 cebolas grandes cortadas em rodelas
1 pimentão verde cortado em tiras
2 tomates sem sementes cortados em tiras
200 g de azeitonas verdes ou pretas (use a que gostar mais)
2 ovos cozidos cortados em rodelas
3 dentes de alho
sal, pimenta, cheiro verde e bastante azeite (aproximadamente 500 ml)
Deixe o peixe de molho em água de um dia para o outro na geladeira, para tirar todo o sal. Troque a água pelo menos umas 3 vezes.
Refogue no azeite 2 dentes de alho e as cebolas, junte o bacalhau e deixe refogar bem. Tempere com pimenta e um pouco de cheiro verde. Caso o peixe solte água deixe secar bem, desligue o fogo e reserve.
Cozinhe as batatas em água fervente com uma pitada de sal. Elas devem ficar macias, mas cuidado para não desmanchar. Reserve.
Refogue o outro dente de alho no azeite e junte o pimentão e os tomates, refogue rapidamente apenas para envolver o azeite e alho. Reserve.
Coloque um fio de azeite em uma assadeira, disponha uma camada de batata, bacalhau, refogado de pimentão e tomate e azeitonas, repita as camadas até finalizar. Regue com bastante azeite, salpique cheiro verde a gosto e coloque os ovos. Leve para assar por cerca de 30 minutos.
Sobre o sal: não precisei adicionar na receita, visto que meu peixe estava no ponto de sal. Caso o seu fique muito sem sal após o molho, tempere a gosto, mas cuidado para não salgar demais.