Cottage Pie

Há alguns dias, resolvi fazer uma torta que já havia comido em alguns pubs chamada Shepherd’s pie. No entanto, na busca pela receita, acabei descobrindo que a shepherd’s pie original é feita com carne de carneiro, e a versão feita com carne bovina (como pretendia fazer) é a Cottage pie. Logo acabei fazendo ela e ficou bem gostosa. Fiz algumas pequenas adaptações na receita e o resultado está logo abaixo. A foto não reproduz o tanto que ela fica deliciosa e é fácil de fazer.

Para 4 porções  iremos precisar de:

1 colher (sopa) de azeite

1 cebola grande picada em cubinhos

2 cenouras médias picadas em cubinhos

500g de patinho moído

1 lata de tomate sem pele

2 colheres (sopa) de extrato de tomate

300 ml de caldo de carne

1 folha de louro

sal, pimenta, salsinha e tomilho fresco a gosto

Aqueça o azeite, doure as cebolas e refogue a carne e as cenouras, tempere com sal e pimenta. Adicione os demais ingredientes, tampe e deixe cozinhar no fogo baixo até o caldo secar. Reserve.

Para a cobertura:

800 g de batata sem casca e cozida

2 colheres (sopa) de creme de leite

50 g de manteiga

2 colheres (sopa) de parmesão ralado

50 ml de leite (aproximadamente)

sal e pimenta a gosto

Amasse as batatas, misture o creme de leite, queijo e manteiga, tempere com sal e pimenta e adicione o leite até obter um purê firme e macio. A textura deve ficar como na foto abaixo.

Para a montagem, unte uma assadeira com um fio de azeite. Coloque a carne e cubra com o purê. Com um garfo marque levemente o purê e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até que fique dourado.

Com certeza é uma ótima receita para receber os amigos em casa no final de semana!

Depois me contem se gostaram!

Até mais!!

 

Deixe uma resposta