Nossa primeira parada na Toscana foi em Lucca, passamos nossa primeira noite lá. Chegamos na cidade por volta das 18h30, nos arrumamos e fomos conhecer a cidade. Era final de domingo então estava bem calmo por lá, mas ainda assim havia algumas lojas abertas. O centro velho da cidade é todo rodeado por uma grande muralha, com portões para acesso. O acesso de carro é muito restrito, mas dá para conhecer ele todo andando.
Do lado de fora da muralha.
Igreja San Michele in Foro.
Minha primeira dica gastronômica da Itália. Paramos para jantar no Antico Sigillo, restaurante de comida italiana simples e aconchegante, preços amigos e os pratos estavam deliciosos. Pedi o tradicional cacio e pepe.
Bernard foi de parpadele feito com farinha de castanhas e porcini e tomates.
Na volta paramos na Cioccolato Cavalsani, pois a maníaca do chocolate aqui não pode ver uma loja diferente que já quer experimentar tudo, e estava bem gostoso. Trouxe um licor de chocolate e nougat.
Por fim pausa para um dos melhores gelatos de toda a viagem, experimentamos vários mas esse estava campeão. Pistachio salgado e pera com gengibre, combinação inusitada e maravilhosa no La Bottega del Gelato.
No dia seguinte acordamos e fomos conhecer Pisa, fica bem pertinho de Lucca. Sempre ouvia dizer que Pisa só tem a torre e mais nada, mas a cidade foi uma boa surpresa. Conhecemos a torre só por fora, mas entramos no Baptistério e na Catedral, depois fomos dar uma volta pela cidade. Chegamos bem cedo, então ainda estava tranquilo, mas quando fomos embora após o almoço já estava lotado!!
Interior do Baptistério.
Interior da Catedral. Não deixe de lavar um lenço para cobrir os ombros e evite mini comprimentos, nesta Catedral eles ofereciam um manto, mas não são todas que tem.
Rio Arno que corta a cidade.
Muitas barracas de frutas e verduras pela cidade….o cheiro das ervas frescas estava sempre presente.
E antes de seguir viagem parada para o almoço na Panineria L’Ostellino, sem dúvida o melhor panini da viagem, pão fresquinho e frios fatiados na hora. O local é pequeno , mas há balcões e bancos, os dois rapazes que estavam lá eram atenciosos e caprichosos. O panini é bem grande e custa em média 5 euros.
Fui de mortadela com pistachio, pesto e pecorino e B de bacon toscano, pasta de azeitonas, berinjela e scarmoza. Ambos maravilhosos. Super indico mesmo este lugar!
Seguimos viagem e chegamos em Sam Gimignano, posso dizer que esta foi a cidade que mais gostei de toda a viagem, vai ser linda lá longe, sem contar o caminho até chegar lá…..Todo o charme da Toscana, mas ela vai ficar para o próximo post.
Espero que estejam gostando!! Até breve!!
🙂
Posts Relacionados:
Montepulciano – Pienza – Montalcino
Cinque Terre