Kärntner Reindling é um prato típico de Caríntia, um estado da Áustria. Originalmente era servido em datas festivas, como casamentos, batismos e principalmente na Páscoa. Hoje é facilmente encontrado o ano todo, afinal, não tem porque esperar para comer essa delícia. Há várias variações da receita de Kärntner Reindling, mas basicamente é uma massa fermentada semelhante a massa de rosca, recheada com passas, açúcar, manteiga e canela. É assada em uma forma com buraco no meio. Pode ser servido com calda, açúcar de confeiteiro ou sem nada mesmo. Fica uma delícia, muito macia e saborosa.
Para a massa iremos precisar de:
500 g de farinha de trigo
7 g de fermento seco
50 g de açúcar
250 ml de leite quente
100 g de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo e 1 gema, também em temperatura ambiente
uma pitada de sal
Para o recheio:
80 g de manteiga derretida
100 g de açúcar
2 colheres (chá) de canela
100 g de uvas passas
80 g de amêndoas ou nozes picadas (adicional)
Comece misturando 100 g da farinha, o fermento e 100 ml do leite morno. Cubra com um pano seco e deixe descansar por 10 minutos. A mistura irá crescer um pouco.
Adicione o restante dos ingredientes da massa e misture bem. Eu uso a batedeira com o batedor de gancho, se não tiver faça na mão mesmo. Sove bem. Pode ser que seja necessário um pouco mais de farinha, mas cuidado, não coloque demais pois a massa ficará pesada. Eu sempre coloco exatamente as 500 g, ela fica bem leve e fofinha, até um pouco difícil de trabalhar, mas dá super certo.
Cubra a massa novamente, com um pano, e deixe descansar por cerca de 30 minutos, ou até dobrar de tamanho. Ela vai ficar lindona.
Coloque a massa na superfície de trabalho enfarinhada. Sove a massa mais um pouco, e abra ela em uma forma ovalada e comprida. Esparrame a manteiga derretida, açúcar, canela, passas e amêndoas ou nozes.
Enrole como um rocambole e coloque em uma forma de buraco untada com manteiga. Leve para assar por cerca de 40 minutos em forno pré-aquecido a 200 graus, ou até que esteja bem assada.
Se quiser pode fazer uma calda de açúcar: esta bem sequinha fiz com 5 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (sopa) de água. Levo ao fogo até o ponto de fio e aplico ainda quente.
Fica uma delícia, muito fofinha e suculenta. Um boa dica para presentear agora Natal. Com certeza todos vão adorar.
Até a próxima!!
🙂