Eu já sabia que minha passada pela Grécia seria uma experiência gastronômica incrível. O que não sabia era que a culinária de Creta era algo realmente especial e um pouco diferente das demais ilhas da Grécia. A ilha é constantemente estudada devido à baixa ocorrência de câncer e a grande longevidade de sua população. Muitos estudiosos atribuem isso à rica alimentação baseada em alimentos orgânicos, azeite e mel produzidos localmente.
O azeite esta presente em praticamente todos os pratos, que são realmente muito saborosos. Além do azeite, usa-se muitas ervas para temperar os prazos. A ilha produz diferentes ervas que são usadas em abundância seja fresca ou seca: sálvia, tomilho, louro, hortelã, manjericão, orégano, enfim, são ervas que não acabam mais. Todo prato é muito aromatizado e saboroso. Usam-se as ervas também para chás, bebe-se muito chá por lá.
Frutas, folhas e legumes orgânicos: tomates, berinjelas, abobrinhas, batatas, ervilhas, quiabos, laranjas, melancias e maças, estão presentes em muitos pratos. Sem contar os peixes fresquinhos, frutos do mar e carnes, principalmente o cordeiro que é uma delícia. O queijo mais comum por lá é o Feta, produzido com o leite de cabra.
Os doces em sua grande parte são feito com frutas e mel. Bem comum também é a uva passa, que é produzida na ilha e seca durante o verão. Eles usam a uva passa em muitas receitas doces e salgadas.
A ilha também é conhecida pelos vinhos, fique tranquilo ao pedir o vinho da casa em restaurantes. Além do vinho eles fabricam também o Raki, bebida alcoólica feita a partir da uva, é bem forte: 40% de álcool. Normalmente é servida como cortesia no final das refeições em forma de agradecimento e boas vindas.
Enfim, come-se muito bem por lá, e os preços são bem amigos também. Fiquei hospedada do ladinho de Chania, então todos as noites fomos lá para jantar e dar uma volta. A cidade possui um centro histórico muito lindinho e charmoso, com inúmeras lojinhas, bares e restaurantes. Pegamos algumas dicas com a recepcionista do hotel e não nos arrependemos, foram ótimas. Irei contar um pouquinho aqui.
Nosso primeiro jantar foi no Arismari, restaurante de frente para o porto de Chania, com vista para o mar, mega lindinho e excelente atendimento.
Em todos restaurantes que fomos, logo que sentamos o garçom já trazia uma garrafa de água e perguntava se queriamos pão. No Arismari o pão fresquinho foi servido com uma pasta de azeitonas pretas e um molhinho de tomate fresco. Nem pedimos a entrada.
Bernard foi de cordeiro cozido no vinho branco que estava muito saboroso e batatas fritas temperadas com ervas.
Eu fui de mousaka, o garçom já me avisou que era uma receita bem tradicional, o que me faz feliz!! A mousaka é um pouco diferente da que temos no Brasil, vem com bastante molho branco e só um pouquinho de queijo por cima, porém o molho é mais firme não fica tão molhada. Muito gostosa.
Ao pedir a conta nos foi servido melancia e Raki, como cortesia.
Porta do restaurante durante o dia.
Na segunda noite fomos no Portes, este restaurante ganhou meu coração: comida deliciosa e preços incríveis. Uma bela refeição com entrada, prato principal e vinho da casa para duas pessoas na casa dos 30 euros, como não amar??
O pão deles era servido com molho de iogurte, azeitonas e azeites.
De entrada pedi a torta de espinafre, bem tradicional na ilha, a massa é bem fininha e o espinafre bem temperado com um pouco de hortelã e feta, muito bom mesmo!!
Bernard foi de peixe recheado com tomate seco, azeitonas e pimenta, acompanhava salada de feijão e batatas fritas. O peixe estava muito bom, mega temperado!!
Eu fui de Camarão Saganaki, ele tem esse nome por ser uma preparação feita na frigideira. Os camarões são grelhados e servidos com um molho de tomates frescos, ervas e queijo feta. Quem disse que não pode comer frutos do mar com queijo?? Fica bem bom!!
Na última noite voltamos no mesmo restaurante (gostaria de ter mais noites para experimentar os outros pratos), de entrada pedi falafel, estavam fresquinhos!!
Bernard foi de hambúrguer de cordeiro com cebolas caramelizadas, tzatziki (iogurte com pepino e ervas) , batata frita e pão pita. Campeão esse prato.
Eu fui de sardinhas “herbal pilaf”, sardinhas grelhadas com ervas e arroz com tomates frescos e pinoles, prato de sabor marcante mas muito saboroso.
Como cortesia eles sempre serviram o raki com uma tortinha de iogurte grego, mel e fruta em calda. Muito bom, aliás o iogurte grego original é muito bom, sedoso e cremoso na medida.
O restaurante fica nessa rua mega charmosinha. Amei!!
Para drinks o Sinagogi é show!! Construído em uma antiga sinagoga, ele é aberto e tem uma vista linda do céu. Muito charmoso, romântico e a trilha sonora maravilhosa!!! Fomos lá ele tinha acabado de abrir, mas a noite ele fica bem cheio.
Outra dica de bar é o Draft, na região tem vários outros bares, todos bem agitados e cheios. Escolhemos este pela boa música e foi bacana, bebi vinho, mas o B pediu um drink que estava bem gostoso.
Bem perto do Draft tem uma creperia, estava com uma fominha e passei lá antes de ir embora. Pedi uma crepe doce e uma de 4 queijos, achando que seriam pequenas….pura ilusão, são bem servidas e o preço bem amigo.
Agora um pouquinho da experiência que mais gostei. Voltando da praia de Elafonissi há várias tavernas de comida típica, vilas com restaurantes e barracas de produtores da região. Queria parar em alguma taverna para almoçar, algumas tem muito cara de pega turista, então sempre evito. Passei na porta desse charmoso restaurante e vi uma senhora simpática de avental na porta e pensei, vamos almoçar ai. A senhora é a cozinheira do local, que por sua vez é comandado por ela e seus filhos. Eles moram na casa da frente onde inclusive plantam algumas das frutas e vegetais servidos no restaurante. O local se chama NERANTZOULA, não achei site e nem nada para passar o endereço, mas fica na estrada que vai de Elafonissi a Chania, um pouco depois do túnel do lado esquerdo para quem esta voltando para Chania, próximo à caverna de Agia Sofia.
Pedimos o pão, que veio servido com um molho de tomates frescos e bem apimentado e um tzatziki fresquinho. Porção muito bem servida por sinal.
Pedi uma salada com folhas, tomates frescos, maça, amêndoas , passas, milho, queijo feta e molho de mostarda e mel. A salada é gigante, mas comemos ela todinha, deliciosa, esse tomate estava uma coisa de docinho.
O B pediu costeleta de cordeiro e veio uma porção gigante, deliciosa!! Ai que saudade deu!!
De cortesia veio o raki, melancia e esse doce feito pela dona do restaurante com as laranjas da arvore da casa dela, este doce estava muito mas muito maravilhoso, pena que ela não vendia.
Agora umas fotinhas de Chania, para ilustrar o charme da cidade.
Porto de Chania:
Ruelas charmosa com muitos restaurantes e lojas:
Rua de artigos de couros próximo ao porto:
Mercado Municipal de Chania, com vários produtos locais:
E por fim, não deixe de experimentar o souvlaki, espetinho que pode ser servido no pão pita ou baguete, com molho de iogurte, cebola, tomate e batatas fritas, uma delícia, barato e tem pra todo lado.
Bom, é isso! No próximo post conto um pouco de Heraklion, nossa última parada em Creta!!
Links relacionados: